Notícia

Rede Pública de Ensino do Rio recebe projeto com oficinas de cinema gratuitas

04/12/2019 - Fonte:  Diário do Rio


Transformando vidas a partir da linguagem audiovisual, o Programa Imagens em Movimento completou recentemente sua 9ª edição.
Durante todos esses anos, ele vem trazendo para a educação pública novas possibilidades pedagógicas, por meio de oficinas de cinema gratuitas oferecidas aos estudantes e de cursos para educadores, além de mostras de filmes. Através de uma parceria pioneira na América Latina, o projeto é responsável pela integração de escolas públicas municipais brasileiras em uma rede mundial fundada pela Cinemateca Francesa.
Durante os anos de realização, 1.160 estudantes participaram das oficinas de audiovisual e 50 professores foram alunos do curso de formação em pedagogia do cinema, totalizando 1.210 beneficiários atendidos diretamente pelo projeto, que também envolve demais membros do corpo docente das escolas, pais e familiares dos alunos, beneficiando-os indiretamente.
O Imagens em Movimento proporcionou a viagem de 23 estudantes ao Encontro de Cinema Cem Anos de Juventude em Paris; 63 escolas foram beneficiadas desde então e 68 oficinas aconteceram em 6 municípios.
Nas oficinas de cinema, os estudantes beneficiados participam de aulas teóricas e práticas. O conteúdo destas oficinas envolve análise e debate de filmes de contextos diversos, exercícios experimentais de fotografia e a realização de filmes de curta-metragem concebidos e realizados inteiramente pelos estudantes: do roteiro à edição. O objetivo geral do projeto é ampliar o repertório sociocultural de jovens estudantes e professores de escolas públicas por meio da experiência artística, estimulando a consciência crítica e cidadã.


© 2013 - GS Notícias

Todos os Direitos Reservados