Notícia

Cúpula dos Sistemas Alimentares começa em Nova York

23/09/2021 - Fonte:  por daumildo júnior*, de brasília


A Cúpula dos Sistemas Alimentares, realizada pela Organização das Nações Unidas (ONU), foi aberta nesta quinta-feira, 23, em Nova York. No discurso de abertura, o secretário-geral da entidade, António Guterres, reforçou que o principal objetivo do encontro de representantes de todo o mundo é o combate à desnutrição. Ele também destacou que o sistemas alimentares devem proteger o planeta e funcionarem de forma sustentável. “Ter acesso a alimentos é vida”, disse Guterres.

O secretário-geral da ONU afirmou ainda que a alimentação não é somente um bem, mas um direito de todas as pessoas. Guterres pediu apoio a esse objetivo de mais empresas e dos produtores rurais.

Também participou da abertura da cúpula o presidente da Assembleia Geral da ONU, Abdulla Shadid. Ele ressaltou que será preciso modificar a forma como produzimos e consumimos alimentos, mas mantendo o foco a nutrição humana. Shadid destacou que cada parte do mundo tem seu próprio modo de produção, seguindo as condições de cada região.

Na mesma linha, o primeiro ministro da Itália e presidente do G20, Mario Draghi, lembrou que na pré-Cúpula, realizada em Roma, a conclusão foi de que não existe apenas um sistema alimentar, mas vários.

O evento segue até esta sexta-feira, 24, com exposições e discursos de diferentes chefes de Estado e autoridades planetárias. A ministra Tereza Cristina deve falar na cúpula nesta sexta, a partir das 10h (horário de Brasília).

*com supervisão de Luis Roberto Toledo



© 2013 - GS Notícias

Todos os Direitos Reservados